segunda-feira, 29 de outubro de 2007

1.º Acampamento - 1994?

Como não podia deixar de ser, fiquei cheia de invejazinha com as vossas historinhas e também me começo a recordar de umas belas e lindas histórias de encantar...
É verdade, penso que estávamos por volta do ano de 1993 ou 1994, quando eu, a Cats, a Sá e a Sarita resolvemos inscrevermo-nos nos escuteirinhos... mais propriamento no agrupamento 77 de Faro...
Fomos desde logo incorporadas na Patrulha Raposa (mas que bela patrulha), da qual também faziam parte a Catarina (não me lembro do último nome) e mais uma miúda que era da Afonso 3.º cujo nome também não me recordo... é o que dá estar a ficar velha a memória não dá para tudo...
Outro pormenor que não me recordo é o mês mas penso que devia ser Verão ou Primavera porque o tempo estava fantástico...
Também não me recordo do local do acampamento que terá sido no Algarve mas longe de Faro já que fomos todas de comboio.

Chegadas ao acampamento, hora de montar a tenda como não podia deixar de ser... assim como de todo o nosso aconchego para os dias de acampamento...

Por volta das 11horas, a nossa chefe Patrícia foi-nos entregar todos os ingredientes para que pudéssemos confeccionar os nossos belos manjares... Depois de uma bela discussão lá se tirou à sorte quem haveria de fazer o almoço... que seria nada mais nada menos que atum com feijão frade (nunca pensei que um almoço tão simples pudesse ter sido tão difícil de fazer).

Com a sorte que tenho, calhou-me a mim e à Sara (ou seria Sá), fazer o belo almocinho... que incluía fazer o fogo, a mesa do almoço, etc... o que não foi nada fácil... Na verdade, o fogo até correu bem o resto é que nem por isso..

Ateado o fogo, metemos a água a ferver... A seguir foram os ovos para dentro da panela e penso que o feijão... ´Só me recordo que correu bastante mal já que o almoço ficou cheio de cascas de ovo que não era suposto...

Deste acampamento também me recordo das belas cantorias que tivemos que ensaiar tais como "Esta vida de escuteira está a dar cabo de mim..." muito bom....

Ao 2.º dia, já tudo estoirado e a sentir-se bem porco, lá fomos procurar um sítio para tomar banho... não podia ser pior... Ali nos arredores só existia um tanque com água verde e cheio de cobras de água... mas na falta de melhor teve mesmo que ser... arhg... que nojo...

Outro dos pequenos incidentes... e como não podia deixar de contar... foi o rombo que levei na minha mala... É verdade... Eu, mal habituada aquelas lides, resolvi levar na bagagem às escondidos algumas garrafas de água, uns quantos bongos, e umas bolhachas e sandocas para aconchegar o estômago... Feliz e contente com as minhas aquisições, escondi os petiscos bem guardadinhos para não os ter de partilhar com ninguém... (pior a ementa que o soneto)... As minhas amiguinhas da patrulha, numa bela noite de insónia, resolveram vasculhar as malas das jovens adormecidas... Bem dito bem feito... quando acordei de manhã não me restava uma gota de água nem uma migalha de bolhachas... Foi bem feito para aprender a partilhar mais...lol....

Belas aventuras... Mas tenho muito mais...

4 comentários:

sa disse...

ramelas! eu não fui!!! :) nunca chegámos a acampar juntas (pelo menos nos escoteirinhos, bem sabemos que o resto da nossa vida tem sido um acampamento contínuo...) tu DESISTISTE LOGO!
A vida de escoteira não deu cabo de ti, tu é que deste logo cabo da vida de escoteira.
Não se tem microondas né?!
LAAAAAAAAve U
Thnks
s

Cats disse...

lololololol
bem... então vou complementar a minha guxinha:
entrámos para os escoteiros em Março de 1994 e a nossa guia era a Catarina MARQUES e a sub-guia, a PAULA!
esse belo acampamento foi no Biogal e não havia água sem ser os jerricans que eles nos traziam com pouca frequência para a quantidade de gente que estava nesse acampamento! para além desse belo jantar, houve também um concurso gastronómico algarvio, pelo que nós fizémos carapaus alimados quase ainda feitos em casa!

Para além da comida que a nossa guxinha refundiu muito bem (se calhar não foi lá muito bem, porque nós descobrimo-la), encontrámos um pássaro bebé que não sabia mto bem voar, por isso como boas escoteirinhas que eramos, quisémos fazer a boa acção do dia e tratar do pássaro, colocando-o confortavelmente dentro da tenda para não apanhar "frio"!
à noite, chegadas à tenda, fizémos uma pequena ceia de bolachas e tudo o que tinhamos para comer e começámos a contar aquelas belas histórias de espiritos, qdo a Sa se lembrou de se sentar em cima do pássaro!!! até hj ainda não percebemos se ele já tava morto ou não, só sei que ninguém quis dormir no sitio onde ele estava, pelo que algumas dormiram dentro da tenda, outras (como foi o meu caso e o da sara) dormiram ao relento!!! pra não melhorar a situação, fui picada por um bicho qq (não sei o q era e nem quero saber!) e acordei com a boca toda inchada!

mas foi sem duvida um 1º acampamento a recordar!

"Esta vida de escoteiro está a dar de mim, roporoporoporopororopori!
Temos que trabalhar em todos os acampamentos, amar e servir a pátria em todos os momentos...!!!

sa disse...

PROTESTO!
essa história do pássaro, bem como o cão homeless que adoptámos e perdemos, foi NO NOSSO SEGUNDO ACAMPAMENTO (ao qual eu já fui, portanto o meu primeiro, o vosso segundo). Para o provar: reza a história que fui eu que me deitei em cima do pequeno pássaro adormecido.
Nessa noite, entre os jogos de cartas, a Paula contou pela primeira vez a história de que tinha sido um cão na outra vida e que tinha um osso saliente na cabeça para o provar. Quando nos aproximámos para sentir o osso, ela ladrou e levámos todas um susto. Ainda contei essa história algumas vezes a outras pessoas...
Ai a nossa canadiana... aquilo sim era uma tenda...
abaixo os iglos!
Raposas formai ouvimos de manhã, hei! Toca a marchar, mexam-me esses cus!Hei! Vai à frente a guia que é uma gaja fize (sou eu!) Sempre bem disposta e o resto que se lixe!

Nós realmente temos que por fotos e banda sonora nesta coisa.
Já repararam os momentos doces têm sempre um som quente associado?

lica maria disse...

Acampamentos nos escuteirinhos...??? Não pertencia a esse gang porém vivi mto a fundo esses tempos, pois bem me recordo da semana toda q levamos a ajudar vos a preparar as cenas e tirar ideias p o fogo concelho da semana seguinte.

Tembém tinha um irmaozinho escuteiro lembram-se.
Mas o que me lembro melhor e mais vivi dos vossos tempo de escuteiros foi um anoversario do grupo 77 no Liceu, mta lagrima e mta cantarolas houve por la...