domingo, 21 de outubro de 2007

green banana!

...e por falar em bananas, era costume mascararmo-nos no Carnaval em Faro... acabávamos os mega fatos, por volta das 0h00 de terça-feira de carnaval, vestíamos a fatiota na casa de uma das babes e lá íamos nós Faro abaixo, até ao sr. Tó onde se concentrava toda a palhaçada da noite. Permanecíamos na rua a conversar e a tiritar, pois muitos dos factos eram feitos de cetim ou qualquer outro tecido fresco que contrastavam com as noites frias de Fevereiro. A cena durava pouco mais de meia hora, 1 hora, pois o pessoal começava então a dispersar rumo à Trigonometria ou à Kadoc.

A estória que vou contar, remonta ao Carnaval de 1997, em que 4 das babes (eu, a Sa, a Rita e a Leonor) decidimos mascararmo-nos de bananas... a máscara foi pensada ao minimo pormenor, desenhada nos cadernos pretos durante as aulas (certamente na de Francês, com a "Guidinha") e discutida por todas... decidimos assim ir comprar os tecidos e arame no sábado de Carnaval. até aí muito bem, toda a devida antecedência de que nunca usufruímos para fazer fatos de carnaval!

Ao entrarmos no antigo centro comercial do cinema de Sto. António, a Sa e a Rita fascinaram-se com qualquer coisa: nada mais nada menos que uma tinta amarela (florescente) para pintar o cabelo! eu e a Leonor torcemos logo o nariz: eu talvez porque aquela tinta de "Punks" não me inspirava muita confiança; a Leonor nunca iria permitir porem "O(v)NIs" no seu cabelo. De qualquer maneira, permitimos a compra e depois convencidas de que só íamos pôr aquilo se quiséssemos. Comprámos ainda uma espécie de base amarela para a cara, que viria mais tarde a servir para mais do que a cara!...

As dificuldades começaram logo no sábado à tarde: armadas em miudas que percebiam muito de costura, não percebíamos era nada, e todos os lindos desenhos e projectos que tinhamos não estavam a correr tão bem. eu imaginava a "banana" de outra maneira, a rita não podia estar nessa tarde, a leonor, pouco percebia também... enfim: acabou por sobrar pra mãe da Sandra, que chegou à noite do trabalho e ainda se pôs a fazer o fato da sa. ok fizémos qualquer coisa sim: moldámos os arames para as cascas da banana descascada!

A coisa prolongou-se por mais duas noites: os fatos, apesar de parecerem simples, deram um enorme trabalho à mãe da Sandra que, durante aquelas 3 noites, mal chegava a casa punha as mãos à obra! Na 2ª feira à noite, véspera de Carnaval e noite de Disco, acabámos os fatos por volta das 23h. Fomos para a casa da Rita (pois tinhamos lá o resto do material) e começámos a ver o que iríamos fazer ao cabelo... a Sa e a Rita puseram-se a molhar o cabelo para porem a tinta e eu e a Leonor sempre a recusarmo-nos a pôr aquilo. Passado meia hora já a Sandra e a Rita tinham posto mais de metade do frasco no cabelo e aquilo não havia maneira de "pegar" ao cabelo delas... eu feita esperta (mais feita burra) fui experimentar por um bocadinho, mas mesmo só um BOCADITO daquela tinta de punks... à primeira vista e tal como elas não se viu nada.

uma vez que já era tarde e q não tinhamos o que fazer ao cabelo, resolvemos pôr a base da cara no mesmo! com a cara e o cabelo pintados, mais parecíamos uma gema de um ovo, mas lá fomos felizes e contentes para a Kadoc, com passagem pela casa da Sandra para a Ilda nos ver, com todo o direito!

um dos adereços também adquiridos (acho que foi sem duvida a melhor aquisição, assim como a mais duradoura) foram umas bisnagas em forma de banana: eram pequeninas, discretas mas levavam muita água como se de um balde se tratasse, por outras palavras foi infalível e a brincadeira da maior parte de noite. Como quem vai à Guerra dá e leva, só me lembro de estar no Karaoke a cantar o "More than words" com a Iris e à nossa volta estava a Sa com um gajo qualquer a "bisnagarem-se" um ao outro. conclusão: saí de lá toda encharcada.

ao chegar às 7h da manhã a casa, tive q tomar um granda banho por causa de toda aquela pasta no cabelo que mais parecia gesso seco e finalmente depois de 3 ou 4 lavagens, caí na cama que nem uma pedra!

2 dias mais tarde...
já no liceu, sentadas na escadaria da entrada daquele grande edificio, alguem olha para o meu cabelo atentamente e repara que ele está não amarelo, mas sim com tonalidades de Verde florescente... aaaahhhhh, mas eu não queria, eu não queria pôr aquela porcaria! a sandra e a rita sem nada, quando tinham posto quase o frasco inteiro! Conclusão: andei cerca de 3 meses com o cabelo naquele estado, com os meus amigos a chamarem-me "carinhosamente" de Loira Verde.

Cats 3-5 Sa

5 comentários:

sa disse...

lembro-me do gajo que chegou ao pé de nós nessa noite, já na Kadoc, e nos perguntou se estávamos mascaradas de SOL... que raiva!
Nesse ano elas foram todas de bonecos de neve,foi?
E beber álcool, dançar (e suar) com aquela pasta amarela na cara (e no cabelo...), lembras-t?? Sofrimento puro!

Claro que éramos as bananas descascadas mais lindas do mundo!

(O meu fato espero que ainda ande pela casa da Guida Cebola... é daquelas coisas... ficou só na memória)
Acho que foi o último ano que a
minha mãe se ofereceu para participar nos nossos carnavais... portanto imagino que ela ainda se lembre muito bem deste episódio.

ah e as bisnagas banana, FUI EU QUE COMPREI! : )

Mas qual de nós se lembrou de tal disfarce??

Rita disse...

Acho que a ideia do disfarce foi mesmo tua Sandrinha!!! Só podia ser... Tu é que eras designer na altura...

Quanto ao cabelo amarelo.. Eu também fiquei com uns toques.. os meus eram mesmo amarelos florescentes e não verdes... Não foi nada bonito!

Ainda bem que nos deixámos dessas coisas... que trabalheira... a última foi uma flor...

lica maria disse...

Ah Pois é grandes carnavais na bela da kadoc, mas porventura nao sei se nao estaremos um pouco sonfusas nas datas e festimentas pois qdo tavamos de bonecos de neve acho que voces nao dava de bananas. pois qdo tavamos de bananeiras voces nao tavam de bananas?....

sa disse...

pois pah, esta é a altura em que recorremos à ajuda do público ( e vamos ver as fotos antigas)
Mas acho que bananas e bananeiras não foi no mesmo ano. Não foi o ano das vaquinhas?? Acho que no ano dos et's fui de branca de neve, portanto este deve ter sido o da
VAAAAAAquinha I laaaaaave Y

Cats disse...

vocês só fazem confusões!!!!

eu acho q quando nós fomos de bananas, vocês foram de bonecos de neve

quando vocÊs foram de aliens, nós fomos de cupidos, e a sandra com o fato de branca de neve de qudo tinha 7 anos e com uns tenis da nike!

quando vocês foram de bananeiras cada uma de nós foi com uma diferente: a patricia e a leonor repetiram o fato de cupidos, a rita levou o meu e a silvia levou o da sofia, eu fui de peter pã!!!